sábado, 11 de abril de 2009

O Romantismo

  • Romantismo

O Romantismo surgiu no século XVIII, na Escócia e na Inglaterra, quando alguns escritores passaram a falar da natureza e do amor com um tom bem pessoal e melancólico, voltando assim, para os tempos medievais. A Revolução Francesa e a Revolução Industrial foram as duas revoluções que influenciaram o Romantismo. Juntas, provocaram o fim do absolutismo na Europa e incentivaram a livre iniciativa, o individualismo econômico e o liberalismo político, estipulando também o nacionalismo.
As influências do Romantismo brasileiro foram:
-A vinda da Corte para o Rio de Janeiro, em 1808, com ela, começou a imprensa no Brasil, com o surgimento dos folhetins, que eram exibidos diariamente em capítulos.
-Independência do Brasil , em 1822, com ela os escritores abandonaram aos poucos o tom lusitano em favor de um estilo mais próximo ao da fala brasileira.
O marco inicial do Romantismo no Brasil foi no ano de 1836 com a publicação do livro “Suspiros poéticos e saudades” de Gonçalves de Magalhães, e teve fim em 1881, com a publicação de “ Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis.O Romantismo pode ser dividido em Poesia e Prosa, onde Poesia é dividida em três gerações: Nacionalista, Ultra- Romântica, e Condoreira, e a Prosa é dividida em duas fase: Antes de José de Alencar e Pós- José De Alencar, antes desse importante autor as narrativas eram urbanas, se passavam normalmente no Rio de Janeiro, e apresentavam uma visão muito superficial dos hábitos e comportamentos da sociedade burguesa, e Pós- José de Alencar surgiram novos estilos de prosa romântica, como os romances regionalistas históricos e indianistas.O romance a partir disso passou a ser mais critico e realista.
- Romances Urbanos: normalmente se passavam no Rio de Janeiro, protagonizados por personagens femininos, mostravam o luxo e a sociedade burguesa.
- Romances Regionalistas: procuravam ser mais fiéis ao projeto de brasilidade e propaganda do Brasil independente, o objetivo era fazer propaganda aos próprios brasileiros, expondo a diversidade do pais.
- Romances Históricos e Indianistas: exibe o índio como herói nacional, retratam o índio como símbolo de bravura, de pureza e de amor ao ambiente natural.
Dentro dos Romances Urbanos há o romance “Senhora”, publicado em 1875, apesar dessa obra ser romântica ela tem traços do Realismo, é uma narrativa escrita em 3ª pessoa, a obra aborda o casamento por interesse e é a principal obra do urbanismo de José de Alencar.
Algumas características românticas da obra:
-Subjetivismo: o “eu” é o foco principal, o “eu” é egoísta, forma de expressar os sentimentos.
-Sentimentalismo: expressa os sentimentos, como: a saudade, a tristeza e desilusão.
Algumas características realistas da obra:
-Crença na razão: a emoção cede lugar a razão, surgindo frieza nas relações amorosas.
-Materialismo: passa a exibir uma visão materialista da vida, do homem e da sociedade.
-Linguagem culta e direta.

José de Alencar
Seu nome completo é José Martiniano de Alencar, nasceu em Macejana(CE), em 1829 e morreu em 1877. Estudou em São Paulo e Olinda, morou no Rio de Janeiro, onde sua carreira literária teve inicio, exerceu as atividades de advogado, jornalista e político, também chegou a ser deputado e ministro da Justiça.
Ele foi considerado o mais importante escritor do Romantismo Brasileiro, conseguiu retratar bem a cultura brasileira, foi o autor que mais se aproximou do objetivo da escola Romântica, suas obras fizeram com que os burgueses pegassem gosto pela literatura nacional e também serviu para inspirar diversos autores a seguir caminhos por ele traçados.

4 comentários:

  1. - A atividade de revisão dos conteúdos proposta sob a forma de blogs já está encerrada. Não precisa mais postar respostas ou fazer comentários nos demais blogs, porque a avaliação considerará apenas as postagens feitas até o dia 13 de abril.

    - Na proposta da Webgincana, em momento algum, cogitou-se a possibilidade de correções das respostas dadas, logo, não existe necessidade de enviar emails ou comentários alterando as respostas, eles não serão considerados. Observe as datas de postagem e envie seu comentário ou email naquelas datas especificadas, após ter certeza da resposta que o grupo quer apresentar..

    ResponderExcluir
  2. VALEU SEU BLOG ME AJUDOU MUITO NO MEU TRABALHO DE RECUPERAÇAO DE LITERATURA.BRIGADAO
    BJOKAS

    ResponderExcluir
  3. Ingrid, ficamos felizes em poder ajudar você com seu trabalho.... BeeijOs;

    ResponderExcluir